Quieta Non Movere

Rio Claro – SP

A expressão Latina cima é o lema da cidade de Rio Claro e está estampada em cores douradas na bandeira do município. Pode-se traduzir da seguinte maneira: “Não importune quem está tranquilo”; “Não mexa com quem está quieto”, ou, em outras palavras: “Cuidado, deixe este povo em paz”.

Podemos dizer que, como qualquer outro povo, o cidadão rio-clarense desejo a tranquilidade, quietude e paz. E não há nada de errado em desejar uma vida assim. Pelo contrário, cada cidadão deve se empenhar pelo bem da sociedade, porque é na paz que temos paz: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz voz tereis paz” (Jr. 29.7).

Mas, todos sabemos, nem sempre é fácil manter a paz e harmonia na pólis interiorana. Rio Claro, por exemplo, é uma cidade de porte razoável e, como tantas outras, tem lá as suas dificuldades, o suficiente para desassossegar qualquer habitante. Infelizmente, essa tem sido a realidade em muitos lugares onde outrora reinava considerável serenidade, atualmente, predomina uma situação de insegurança.

Ainda que ninguém gosta de ser importunado ou de ter a sua paz importunada, é inevitável que situações incômodas ocorram, seja no bairro, na rua ou na residência ao lado. Mas, o que fazer? Que atitude tomar? Como manter a paz? Como obter uma vida plácida? Como alcançar dias felizes? Repare nos dois textos da Palavra de Deus em termos da esfera de ação:

Esfera da ação interior: a exortação bíblica para se alcançar uma vida tranquila está na esfera espiritual por meio de orações e súplicas em favor de todas as pessoas. Não podemos simplesmente ficar alheio ao que está acontecendo à nossa volta. Devemos colocar o ser humano diante do trono de Deus: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investido de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador” (I Timóteo 2. 1-3)

Esfera da ação exterior: a exortação bíblica para uma vida feliz também está na esfera da práxis cristã ricamente ensinada na Escritura Sagrada. São ações, atitudes, posturas que só tem a dignificar a pessoa que assim procede como exalta o bom Nome de Jesus. Está escrito – “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la” (1 Pedro 3. 10-11)

Assim, se você busca uma vida serena e feliz coloque em prática as ações da esfera interna e externa e verá a mudança não só na sua cidade, mas também sua própria vida. Vale lembrar que uma vida cristã dessa natureza tanto produz frutos espirituais quanto é “bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador”.

 

Rev. Célio Gomes de Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *