Aproveitando Bem o Tempo

Eclesiastes 3. 1-15 Efésios 5.16

 

Uma das grandes dádivas de Deus para o ser humano é o tempo. Agora, saber administrar o tempo é o grande desafio de toda a humanidade.

Não há como negar o fato de que vivemos numa sociedade extremamente movimentada. Quase todos estão numa correria altamente desenfreada. Os inúmeros compromissos e responsabilidades de toda ordem acabam por gerar um dos principais problemas da atualidade: o estresse. E se desvencilhar dessa vida estressante não é uma tarefa tão fácil assim. Porém, é mais que necessário reservar tempo aos reais valores da vida, antes que seja tarde demais.

O sábio Salomão compartilha conosco sobre tempo apropriado para cada coisa, como o tempo de plantar e tempo de colher; tempo de rir e tempo de chorar; tempo de espalhar e tempo de ajuntar; tempo de falar e tempo de ficar calado. Em outras palavras, é necessário desenvolver cada atividade no tempo certo, coisa que só aprendemos às duras penas.

Para não sofremos tanto, que tal “remir o tempo”, como exortou o apóstolo Paulo à igreja de Éfeso. Ou seja, aproveitar bem as oportunidades. Nessa linha de pensamento apontamos algumas áreas oportunas que você deve investir tempo, tamanha sua importância e necessidade.

Tempo em família: uma pesquisa norte-americana feita em março de 2015, sobre que mais influenciava a auto-identidade dos americanos, revelou que 62% disseram que sua família fez muito por sua identidade pessoal. A maioria dos americanos concorda sobre a importância da família. Nós brasileiros também precisamos estar cientes da importância da família. Portanto, devemos investir tempo em família e não deixar que nada roube esse tempo tão precioso. Invista tempo com sua esposa (I Pedro 3.7) e com seus filhos (Salmos 127.3).

Tempo no lazer: Salomão havia dito: “Que proveito tem o homem de todo seu trabalho?” (Eclesiastes 1.3). Em outras palavras, a gente gasta a vida trabalhando, se esforçando, e afinal de contas, qual a vantagem de tudo isso? É necessário trabalhar, mas não podemos nos tornar escravos do trabalho. Tantas pessoas estão escravizados ao trabalho que não percebem o que estão perdendo. Vale muito colocar o pé no freio, até mesmo em termos do cuidado com a saúde física e termos preciosos momentos de lazer.

Tempo com Deus: no quarto mandamento encontramos a ordem para reservar tempo na relação com Deus (Êxodo 20. 8 – 11). Infelizmente, muitos não levam esse mandamento com seriedade. Há pessoas que gastam mais tempo com TV que em oração. Certa vez, Woody Allen disse que a razão pela qual Beverly Hills é tão limpa é que eles despejam o lixonos programas de televisão! De fato, há muito lixo na TV e muita gente perdendo tempo com esse lixo. Portanto, não esqueça do dever de orar sem desfalecer (Lucas 18.1), nem da recomendação do apóstolo Paulo: “orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17). Tempo realmente proveitoso é o tempo investido em oração. Bem anotou em seu diário o filósofo dinamarquês (Kierkgaard), “orar é respirar”, pois sem respirar a pessoa morre, e sem orar acontece o mesmo!

 

Rev. Célio Gomes de Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *