As Asas de Ícaro

Na mitologia grega temos a lenda a respeito de Ícaro, um jovem, filho de um habilidosíssimo artífice.

.

Um dia seu pai resolveu criar asas para que Ícaro pudesse voar. E como as asas eram de cera, recomendou-lhe que não voasse nem muito baixo, nem muito alto, mas que voasse com moderação. Ícaro exultante com os voos, extasiado com as alturas, começou a voar cada vez mais alto, ganhando assim as alturas dos céus, até que então, ele se deparou com o sol, cujo calor intenso derreteu suas asas de cera e o fez despencar daquela enorme altura sobre a face do mar.

.

A história de Ícaro nos remete à juventude de Saulo, um jovem talentoso, nascido na cidade de Tarso (cidade de cultura e língua grega, hoje pertencente à Turquia), enviado pelo pai à Jerusalém para se educar aos pés do maior mestre daqueles dias ‘Gamaliel’, onde se torna o aluno mais brilhante da escola rabínica (Gálatas 1.14). Possuía vasta cultura religiosa e secular. Era conhecedor das línguas gregas, hebraica e possivelmente da língua latina. Era justamente no jovem Saulo que o sumo sacerdote e o Sinédrio (corte judaica) viam um futuro promissor!

.

Aos poucos foram se formando as asas dos jovens aula na cultura religiosa farisaica e se fortalecendo, dia-a-dia, no legalismo de posicionamentos extremadas. O voo mais alto de sua carreira foi quando recebeu autorização do Sumo Sacerdote para perseguir cristãos. O jovem Saulo transformou-se no inquisidor da ortodoxia judaizante, voando com toda a força de suas asas contra cristianismo embrionário daqueles dias, até que, às portas da cidade de Damasco, se depara com o Sol da Justiça escrito pelo profeta Malaquias (Malaquias 4.2), que derrete suas asas levando ao chão.

.

Quantas vezes, nós mesmos, criamos asas de autossuficiência e voamos como Se pudéssemos viver independentemente. Quem assim pensa ou vive acaba como Ícaro. Uma hora ou outra acaba se despencando do Trono de sua própria arrogância. Por outro lado, como é importante a luz de Cristo. A experiência do jovem Saulo transformado em Paulo pela graça de Deus, é um exemplo para toda cristão sobre a face da terra.

.

Se há alguém capaz de cortar as nossas asas, ou seja, de moldar o nosso ser, essa pessoa é Jesus! Com toda certeza ele pode fazer isso! Não há pessoa tão ruim que não possa ser transformado pelo poder de Sua Graça; não há pessoa tão boa que não possa ser melhor ainda pelo poder de sua misericórdia. Pense nisso!

 

Rev. Célio Gomes de Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *