Nem Sempre é Fácil

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”

(Mateus 16.24)

.

Nem sempre é fácil enfrentar a vida cotidiana, seja de um empresário bem-sucedido ou de uma simples dona de casa. São grande as lutas do dia-a-dia!

.

Nem sempre é fácil levantar de madrugada, trabalhar o dia inteiro e ainda cuidar da casa nas altas horas da noite. Nem sempre é fácil administrar a vida particular (o emprego, a faculdade, a família, a igreja, etc.), sem deixar de ter vida social (o namoro, o passeio, a viagem, etc.).

.

Nem sempre é fácil educar os filhos, ensiná-los a respeitar os mais velhos, a serem honestos, andarem nos bons caminhos do Senhor, posto que, vivemos numa sociedade culturalmente afetada, de valores cambaleantes e distanciada do Evangelho do Reino. Basta ver os escândalos envolvendo corrupção, desonestidade, fraude, além de ondas de violência por toda parte e injustiça social. Conviver numa cultura completamente avessa aos padrões bíblicos é quase uma missão impossível.

.

Nem sempre é fácil encarar um trânsito caótico, de constantes engarrafamentos, quilômetros de congestionamentos para chegar no trabalho e ainda a lidar com pessoas difíceis, emocionalmente inconstantes e temperamentais. Nem sempre é fácil conviver com gente mal-humorada, mal-educada e mal-intencionada. Tais relações só aumentam as tensões entre as partes, produzem mágoas e ressentimentos, além de fazer qualquer relacionamento descer ladeira abaixo.

.

Nem sempre é fácil sobreviver com aposentadoria, custear remédios caros, manter as contas em dia e ainda depender dos outros pra tudo. Nem sempre é fácil se deparar com uma porção de outras coisas, tais como: separação, divórcio, gravidez, desemprego, drogas, doenças, luto, etc.

.

Nem sempre é fácil à própria vida cristã. Em nenhum lugar da Bíblia menciona que é fácil “carregar a cruz” (Mateus 16.24), “dar a outra face” (Mateus 5.39), “entregar a capa” (Mateus 5.40) e “andar duas milhas” (Mateus 5.41). A Bíblia não postula em sermos adocicados desprovidos de lutas. E jamais pincela uma teologia sem dificuldade e sofrimento terreno.

.

Nem sempre foi fácil a vida para muitos personagens bíblicos: o paralítico de Cafarnaum, a mulher hemorrágica, o cego de Jericó, a viúva de Naim. E o que dizer de João Batista, Tiago, Estevão, Pedro, Paulo e tantos outros. Porém, a vida de todos eles pode não ter sido fácil, mas, certamente, com Jesus a vida de todos eles foi muito melhor!

 

Rev. Célio Gomes de Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *