Calvinismo Bíblico

Quem controla o universo: Deus ou o homem?
 .
“O sistema teológico conhecido como Calvinismo responde essa questão sem qualquer hesitação: “Deus é o Rei”. Outros sistemas teológicos podem dirão que concordam, mas colocam o homem no trono com Deus ou até depõe Deus e entronizam o ser humano.
 .
Talvez você esteja se perguntando como esse Calvinismo faz uma afirmação tão ousada. Essa teologia é bem antiga. Ela é ensinada no Antigo e Novo Testamento da Bíblia. Muitos dos pais da igreja a ensinaram, especialmente o grande Agostinho. A maior parte dos reformadores protestantes eram Calvinistas ou estavam de acordo com sua teologia.
 .
A maior parte das denominações oriundas da Reforma estão fundamentadas nas confissões de fé que são claramente calvinista, como a Confissão de Westminster (Presbiterianismo), os Cânones de Dort (Igreja Reformada), os Trinta e Nove Artigos (Episcopalismo), a Confissão Batista de 1689 (Batista), a Declaração de Savoy (Congregacionismo) e muitas outras. O Luteranismo Histórico é muito próximo do Calvinismo. Então a teologia Calvinista é muito antiga e resistiu ao teste do tempo. Calvinismo não é uma moda teológica.
 .
O Calvinismo é um ramo do Cristianismo Evangélico, segurando todas as essências da fé, como a Autoridade das Escrituras e a divindade de Cristo. Desde a Reforma Protestante, o Arminianismo tem sido sua principal rival dentro do Evangelicalismo. Mas o Calvinismo Histórico tem sido o baluarte contra as ideias do Racionalismo e Liberalismo. O Arminianismo tende a abrir as portas para a Teologia Liberal. Isto porque o Arminianismo enfraquece a Divindade de Deus e exalta a humanidade do homem, enquanto o Calvinismo enfatiza que Deus é Deus e que o Homem é Homem.
 .
Se alguém quiser resumir os aspectos distintivos do Calvinismo, então precisa aprender o significado das palavras “Graça Soberana”. Todas as teologias evangélicas irão concordar que a salvação é somente pela Graça de Deus, mas só o Calvinismo diz que a Graça é soberanamente dada a quem Deus tem prazer em escolher. As Doutrinas da graça  são geralmente resumidas em cinco pontos: Total  Depravação, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e Perseverança dos Santos. Mas, como podemos ver, tudo isso nos leva de volta à pergunta sobre quem controla o universo.
 .
Devemos adicionar que o Calvinismo reforça as cinco grandes doutrinas redescobertas na Reforma Protestante: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solo Christo e Soli Deo Gloria. Posto que todas as doutrinas devem ser provadas pelas Escrituras (Atos 17:11; 1Ts 5:21), convido você a procurar nas Escrituras e ver se o Calvinismo é de fato o ensino da Palavra de Deus”.
Daniel Curt
(Traduzido e Adaptado do livro – Biblical Calvinism)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *